As 7 dúvidas mais comuns sobre promoções de passagens aéreas

Postado em 07/04/2015

1.Como encontrar passagens mais baratas ou em promoção?

Resposta: Basta acompanhar nossas postagens, vale a pena fazer suas pesquisas com os destinos desejados, pois os preços das passagens mudam a todo instante. Para isso é essencial saber onde pesquisar e algumas dicas, como a hora certa de comprar. Temos um post especial sobre isso: saiba aqui todos os segredos para encontrar as melhores passagens promocionais.

2. Será que é possível sair promoção da minha cidade para tal lugar?

Resposta: Sim, é possível! Esta é a boa notícia! A má notícia é que não é possível prever se vai sair, quando vai sair e qual será o preço cobrado. Muitos brincam que para isso o MD teria que ter uma bola de cristal e seria mais ou menos por ai, já que pode surgir uma grande promoção a qualquer momento! O jeito é acompanhar sempre os preços e saber a hora certa de comprar as passagens, pois é o período em que normalmente as companhias fazem promoções.

3. Por que não sai promoção da minha cidade?

Resposta: Promoções são ações estratégicas das companhias aéreas. Vários fatores são avaliados ao se decidir quando fazer uma promoção, as cidades incluídas e o período de compra e viagem. Taxa de ocupação nos voos, concorrência, necessidade de divulgar a rota ou o destino, incentivos externos e eventos são apenas algumas das variáveis consideradas pelas companhias. O assunto é tão importante que nenhuma companhia revela sua estratégia. Isso quer dizer que empresa nenhuma deixa de incluir cidade por “discriminação”, por achar que aquele local “não vale a pena” ou “só tem ricos” – apenas para citar algumas hipóteses quase paranoicas levantadas por leitores :-) Se sua cidade tem ficado de fora, saiba que isso não é para sempre. Se mora próximo de alguma capital, logo ela voltará a ser incluída!

4. Mas e se minha cidade nunca é incluída nas promoções?

Resposta: Leu a explicação anterior e pensou: “mas o aeroporto da minha cidade é pequeno, nunca tem promoção mesmo!” Bem, em primeiro lugar se sua cidade é servida por uma das três grandes companhias nacionais – TAM, GOL e Azul – sempre há possibilidade de aparecer promoções nacionais e até internacionais, por meio de acordos de codeshare. Cansou de esperar? O plano B é avaliar o deslocamento ao aeroporto polo mais próximo ou mesmo aos gigantes Guarulhos e Galeão, pagando um voo nacional. Muitas vezes o preço compensa, mas esteja atento ao tempo entre os voos para não passar apertos e à franquia de bagagem, que muda de acordo com o tipo de voo.

5. Posso descer na cidade de conexão e ignorar o voo final?

Resposta: Essa é uma pergunta que surge todos os dias! Aparece a promoção para uma cidade pouco procurada, por exemplo Dallas, mas o voo faz conexão em Nova York e o preço está ótimo! Muitos leitores logo pensam em comprar a promoção, descer em Nova York e ficar por lá, ignorando o voo final. Podem fazer isso? Na maioria dos casos, a resposta é não! Em primeiro lugar, há a questão das malas: algumas vezes ela segue direto para o destino final. Em segundo lugar porque a companhia pode considerar “no show” no voo final e cancelar toda a reserva! Por fim, mesmo que descesse na cidade de conexão, teria que seguir até o destino final para pegar o voo de volta. Mas note que dissemos “na maioria dos casos”, você pode tentar conversar com a companhia aérea e chegar a um acordo para ficar na cidade conexão – só não faça isso sem avisá-la. Há outra exceção: se você mora na cidade de conexão (por exemplo, São Paulo) e compra saindo de outra cidade brasileira (por exemplo, Curitiba). Na ida terá que ir a Curitiba para embarcar, mas na volta poderá pegar sua mala e ficar em Guarulhos. Como se trata do último trecho da viagem, não haverá problema em ser cancelado – mas sempre recomendamos informar a companhia aérea com antecedência!

6. Posso comprar uma passagem promocional e alterar a data?

Resposta: É possível, mas não é viável! Todo mundo imagina comprar uma passagem baratinha na promoção e alterar para uma data da alta temporada, como Ano Novo. Há dois problemas nessa estratégia: o primeiro é que a companhia aérea vai cobrar de você a diferença da tarifa na nova data, o que acaba com toda a vantagem financeira. O segundo é que para fazer a mudança pode ser cobrado alguma taxa - às vezes até 100% do que você pagou na passagem. Ou seja: esqueça!

7. Só acho esse preço nas agências de viagem, mas não no site da companhia aérea. É seguro comprar?

Resposta: Sim! Acontece que muitas vezes as companhias fazem tarifas especiais para agências, tanto físicas quanto na internet. Isso é possível pela quantidade de passagens que essas agências comercializam. A lógica é parecida com o porquê é mais barato comprar nas grandes redes de hipermercados: elas conseguem baixar o preço devido à quantidade. Com isso, as agências conseguem vender passagens com bons preços, mesmo cobrando sua comissão e todos saem ganhando!


Deixe um comentário: