Voando em segurança durante a pandemia!

Postado em 13/08/2020

A ideia de viajar durante a pandemia pode parecer assustadora, mas saiba que é, sim, possível embarcar em segurança. Além de alguns cuidados pessoais que cada um deve ter, as companhias aéreas também adotaram diversas medidas de biossegurança, do check-in ao desembarque.

Nós separamos abaixo algumas das principais informações que você precisa ter em mente, especialmente se for voar em breve. Confira!

Máscaras salvam vidas

O uso da máscara de proteção facial é uma das medidas mais importantes para ajudar na contenção da transmissão do Sars-Cov-2, o vírus que causa a COVID-19. O item, somado ao distanciamento social, é apontado por estudos, como este publicado na renomada revista The Lancet, como essencial para a redução da taxa de contágio. Sem dizer que em muitos lugares seu uso já é considerado obrigatório, então é melhor se prevenir e sempre levar uma com você.

Ah, e não se esqueça de que a máscara deve ser trocada a cada duas ou três horas ou quando ela ficar úmida. E atenção: utilizá-la no queixo ou sem tampar o nariz não vale; é preciso garantir que boca e nariz estejam 100% cobertos.

Cuide das suas mãos

Vamos combinar: não adianta muito usar máscara e levar a mão ao rosto o tempo todo. Evite ao máximo tocar boca, nariz e olhos. Se precisar, faça isso em um banheiro, após lavar suas mãos corretamente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, esfregando bem entre os dedos e no lado de trás das mãos.

Evite aglomerações

Algumas companhias aéreas mudaram os procedimentos de check-in, seja marcando no chão os espaços para cumprir o distanciamento social, seja encerrando o check-in no balcão com antecedência maior.

Durante o processo do embarque, siga sempre o distanciamento orientado pela empresa. Não precisa formar filas: todos conseguirão seu espaço dentro do avião, já que os assentos são marcados.

Filtro HEPA

O filtro de ar do tipo HEPA é um dos grandes aliados da aviação civil contra o coronavírus. Ele filtra 99,7% das micropartículas, como vírus e bactérias, e renova o ar dentro da aeronave a cada três minutos.

Essa tecnologia é idêntica à que os hospitais utilizam em ambientes monitorados, como centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva.

Segundo a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo, na sigla em português), todas as aeronaves dos principais fabricantes, como Airbus, Boeing, Embraer e ATR, possuem filtros HEPA. Isso inclui, felizmente, todos os modelos usados na aviação comercial no Brasil. Portanto, pode viajar com tranquilidade, porque o ar que você respira está seguro.

Evite aglomerações MESMO: sim, de novo

Após o pouso da aeronave, permaneça sentado e siga as orientações de desembarque por fileiras. Caso tenha despachado bagagem, evite aglomerações nas esteiras e, se possível, higienize sua bagagem com álcool gel assim que a pegar.

Lembre-se que manter o distanciamento social é ficar cerca de 1,5 metro das pessoas. Não precisa andar com uma trena no bolso: é só imaginar a distância que você teria de manter de outras pessoas se estivesse empurrando um carrinho de supermercado.

Cuide-se, cuide dos outros e boa viagem!

Fonte: https://www.segueviagem.com.br/destaques-blog/como-voar-em-seguranca-durante-a-pandemia/

Fonte Fotos: SchutterStock


Deixe um comentário: