Cuidados com a bagagem: dicas para embarcar com segurança

Postado em 14/01/2021

A cada ano cresce o número de brasileiros que viajam de avião dentro do Brasil e para o exterior. As autoridades do setor aéreo trabalham em conjunto para que a oferta de serviços e a segurança acompanhem o ritmo de crescimento da demanda pelo transporte aéreo. Mesmo com a regulamentação e a fiscalização efetiva do setor, é fundamental que o passageiro se mantenha informado sobre seus direitos. Os cuidados com a bagagem estão entre as principais dúvidas dos viajantes.

A bagagem de mão é um ponto importante. Saber o que pode ou não ser levado, excesso de peso, tamanho permitido e outros aspectos, evita transtornos na hora do embarque. Para as aeronaves com mais de cinquenta assentos, o peso total não pode exceder dez quilos e as dimensões devem ser: 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade. É recomendável que objetos de valor sejam carregados como bagagem de mão.

O que pode levar?

A resolução da Anac n° 207/2011 dispõe sobre os procedimentos de inspeção das bagagens de mão e o que deve ser despachado. Trata-se de procedimento de segurança essencial para a garantia da segurança de passageiros bem como de tripulantes e trabalhadores do setor. Enfim a inspeção é feita em passageiros e suas bagagens de mão para prevenir o embarque com armas, explosivos, artefatos ou agentes químicos, biológicos, radioativos, nucleares ou substâncias e materiais proibidos.

Voo internacional

Nos embarques para o exterior, são observados padrões internacionais, conforme o país de destino. Nesse caso, o transporte de líquidos como, por exemplo, gel, pastas, cremes, aerossóis e similares deve ser feito em embalagem máxima de 100 ml. Para facilitar a inspeção, o frasco deve ser envolvido em uma embalagem plástica transparente, que possa ser fechada, com capacidade máxima de um litro e dimensões de 20 x 20 cm. Medicamentos com prescrição médica, alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais não entram nessa restrição, mas devem ser transportados na quantidade necessária e prescrita para o tempo de duração do voo e eventuais escalas.

Compras

As compras feitas em free shops ou a bordo podem exceder o limite para a quantidade de líquido transportado, observado o limite imposto pela Secretaria da Receita Federal. Para tanto, o passageiro deve manter os produtos em uma embalagem plástica padronizada e selada e com o recibo de compra à mostra, bem como a data do início do voo, para passageiros que embarcam ou estão em conexão. Mas, fique atento, pois essa regra pode sofrer alterações dependendo do país de origem ou conexão, sendo importante consultar seu agente de viagens antes do voo.

E você, tem mais alguma dúvida sobre cuidados com a bagagem? 

Fonte Adaptada: Segue Viagem


Deixe um comentário: